segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Tipos de solos

A qualidade e características de solo vão depender de diversos fatores, como o tipo de rocha do qual o solo se originou, o clima do local, a matéria orgânica presente e até a vegetação encontrada no local.

O tipo do solo influência até mesmo o desenvolvimento económico de uma região, pois do solo depende a agricultura e outros aspectos de desenvovimento de uma comunidade.
Conheça os tipos de solo


Tipos de Solo Existentes
Tipos de Solo Existentes

Solo Arenoso

Nos solos arenosos existe uma quantidade de areia maior que o encontrado em outros solos. Essa quantidade de areia pode chegar a 70% da composição do solo, e isso faz com que eles sejam porosos e permeáveis.
Justamente por esta permeabilidade os solos arenosos geralmente são pobres, não sendo bons para a agricultura.
Geralmente os solos arenosos estão presentes em desertos ou regiões desertificadas.

Solo Argiloso

Na composição de um solo argiloso é possível encontrar até 30% de argila, que é mais fina do que a areia e mais fortemente ligada.
Isso garante que a água e os nutrientes serão retidos pelo solo, tornando-o mais fértil e rico.
No entanto, a quantidade de água despejada no solo não pode ser muito alta para não encharcá-lo (pois assim o solo se torna lamacento), mas também não muito baixa para não deixá-lo rachado e seco (pois o solo ficará compactado e duro), pois essas duas condições adversas podem comprometer a saúde e fertilidade desse tipo de solo.

Terra Preta

A terra preta é farta em húmus, e é fértil. O húmus é eficiente na retenção de água e sais minerais, além de permitir uma boa aeração. A decomposição de resíduos orgânicos neste tipo de solo fornece diferentes tipos de nutrientes.
Além disso a terra preta não é muito ácida, favorecendo o plantio de diversas espécies vegetais.

Terra Preta
Terra Preta

Terra Roxa

O solo deste tipo também é fértil, e é composto pela decomposição de rochas do tipo arenito-basáltico.
A cor variando entre o avermelhado e o arroxeado se deve à forte presença de minerais, em especial o ferro.

O termo “terra roxa” foi inspirado na expressão italiana “terra rossa”, que significa terra vermelha.
Este tipo de solo é antigo, e está presente em grande quantidade nas regiões sudeste e sul do Brasil, sendo que no Sul é bem destacada a presença da terra roxa.

Mesmo com as propriedades naturais do solo favorecendo a agricultura, é necessário cuidar dele para que não perca os nutrientes e riqueza. A vegetação é importante no equilíbrio natural, sendo assim o desmatamento compromete a saúde do solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário