quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Laurissilva da ilha da Madeira


A floresta de Laurissilva da Ilha da Madeira passou a integrar desde Dezembro de 1999 a Lista do Património Natural Mundial da UNESCO. Aqui falamos do porquê desta distinção e da sua importância a nível mundial.



A Macaronésia, constituida pelos arquipélagos da Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde, conserva os restos de uma vegetação que remonta à Era Terciária. No fim do Terciário as glaciações originaram o desaparecimento desta floresta em quase todo o continente europeu, tendo-se mantido na Macaronésia devido à influência benéfica do Oceano Atlântico.
A Madeira é a região do mundo onde a Laurissilva se mantém em melhor estado de conservação e com maior número de endemismos (espécies que só existem naquele local).

Esta floresta, denominada frequentemente de "produtora de água", é responsável pela captação e infiltração de grandes quantidades deste líquido, que irá mais tarde abastecer as nascentes e permitir o aproveitamento hidroeléctrico por parte das populações. É de extrema importância para a manutenção da estabilidade dos solos nas declivosas encostas onde se situa.

Como árvores dominantes desta floresta indígena, temos 4 elementos da família das Lauráceas, o loureiro, o til, o vinhático e por último o barbusano. Apesar de parecerem iguais, um olhar mais atento às suas folhas permite distinguir as diferentes espécies. Podemos ainda encontrar árvores como, o pau branco, o folhado e o aderno.

Ao nível arbustivo e herbáceo encontramos espécies como a uveira da serra, o isoplexis, o massaroco, as estreleiras, os gerânios, o ranúnculo, a orquídea da serra e a orquídea branca. Esta última é extremamente rara e indicadora duma zona especialmente bem conservada.

Nos últimos anos têm aparecido espécies infestantes, como os eucaliptos e as acácias que pouco a pouco têm vindo a ganhar terreno em relação à floresta indígena. Está já em curso um plano de erradicação destas espécies.

A fauna existente na Laurissilva é particularmente rica em vertebrados e invertebrados. Relativamente a estes últimos é de referir a existência de mais de uma centena de endemismos de moluscos terrestres.

No grupo dos vertebrados merecem destaque duas raras espécies de morcegos e o pombo trocaz. Para além destes vertebrados podemos encontrar ainda a manta, o tentilhão e o bisbis.
A floresta de Laurissilva da Madeira com uma área de 15 000 hectares está totalmente incluída no Parque Natural da Madeira como Reserva Natural Parcial e Reserva Natural Integral. É uma Zona de Protecção Especial no âmbito da Directiva Aves Selvagens e um Sítio de Interesse Comunitário ao abrigo da Directiva Habitats. É Reserva Biogenética do Conselho da Europa desde 1992. A distinção da UNESCO no passado ano veio confirmar a importância deste património a nível mundial.

As visitas pela floresta estão sujeitas a uma marcação prévia para o Parque Natural da Madeira (tel 291795155) e são geralmente percursos pedestres com a duração de um dia, acompanhados por técnicos especializados. As marcações devem ser feitas com alguma antecedência

Sem comentários:

Enviar um comentário